top of page

Grupo Teatrodança

       Fundado em 1985, quando em São Luís do Maranhão havia apenas o formalismo clássico, o Grupo Teatrodança busca a corporeidade de ser brasileiro e resgata a identidade dos que passam, e passaram, pelas suas investigações fundamentadas nas raízes culturais, sem perder de vista as normas cultas e opta por formar multiplicadores entre segmentos excluídos.

       Suas criações, com aromas regionais, aproveitam a tradição popular mantendo os pés na atualidade, fusão de tons e ritmos com a densidade estrutural dos sistemas cênicos. A inquietude das propostas cênicas, com culturas tão diferenciadas encaradas como complementares, conceitua a estética de seus espetáculos e cursos livres.  Corpo como imperativo de autenticidade. Cena como condição para a discussão dos problemas coletivos.

       Discretamente, no cotidiano, o Teatrodança está com mais de três décadas de trabalho continuado com cursos de Dança Contemporânea, Corpo e Movimento, Corpo e seus Espaços, na Associação Cultural Grupo Teatrodança, em São José de Ribamar, bairro Recanto Turu-Miritiua. 
       O Grupo dá continuidade às suas investigações que estão descritas no livro "Vivendo Teatrodança - investigação de uma artista maranhense para crianças de qualquer idade" aprovado em edital de publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa-FAPEMA-2015. 
      
    Assim são os integrantes do Grupo Teatrodança: pesquisadores incansáveis e trabalhadores com e pelo corpo. Suas recentes criações incluem "Ilhadas", premiado em 2016 na Categoria Desenvolvimento Humano pela FAPEMA; "Flores" sobre a fragilidade da condição humana em parceria com o poeta Fernando Abreu; " A terra chora" em parceria com o Centro de Arqueologia e História Natural do Maranhão e o Instituto Gurdjieff de Belo Horizonte.

bottom of page